A aneleira possui vários aros, cada um com uma numeração diferente. Assim, para descobrir qual é o número do seu anel basta que você experimente alguns dos aros até encontrar aquele que melhor se encaixa em seu dedo. Essa é a principal forma utilizada para se chegar ao número correto do aro de sua aliança, sendo que qualquer joalheria possui um medidor como esse.


Com Papel: Trata-se de um método menos preciso do que o uso da aneleira. Nesse caso, é importante que você meça da “raiz” até a “junta” do seu dedo, conforme é mostrado na imagem abaixo. Assim o anel entrará e sairá facilmente do seu dedo, sem ficar apertado.



Passo a passo como medir o tamanho da aliança


Corte uma tira de papel comum com cerca de 2 cm de largura, depois enrole essa tira no dedo da mão que você usará o anel. É importante verificar se a tira cobre desde a raiz do seu dedo até a junta (confira na imagem acima), para que o anel entre e saia livremente do seu dedo. Segure a tira de papel ao redor do seu dedo e marque o ponto exato em que a tira se encontra com ela mesma, formando assim um aro de papel. Tenha cuidado para não deixar espaço entre a tira e o seu dedo. Depois estique a tira sobre uma superfície plana e meça-a com uma régua para ver quantos centímetros a circunferência do seu dedo possui. Agora basta verificar o tamanho do aro da sua aliança na tabela abaixo, a qual converte medidas de centímetros em numerações de aros.


    Tabela de numeração do aro da aliança



Imagem de ourives










Dica: Após encontrar o tamanho do aro usando técnica da tira de papel, se ainda estiver com dúvidas, encomende sua aliança com 01 número de aro maior. Pois se a aliança for pequena demais e não servir no seu dedo, poderá não ser possível aumentar o aro sem perder a perfeição do anel. Por outro lado, diminuir o aro de uma aliança 01 ou 02 números sempre é possível. Qualquer joalheria ou oficina de ourives da sua cidade faz esse serviço a um pequeno custo e sem prejudicar a beleza do anel.